MEGARON, A AVÓ DO MUNDO E A CONVENÇÃO 169 DA OIT
Megaron, sobrinho
de Raoni contemplava infinitamente o céu e com seus olhos de águia
penetrava o universo como quem busca o ponto certo e focal, a definição
de uma resposta aos problemas sociais, políticos, étnicos e existenciais
dos Povos Indígenas atrelados pela linha da vida e a linha dos clãs do
povo xinguano escolhido propositalmente pelo Universo para fazer
acontecer as mudanças que precisam acontecer na Terra.
O comando estrelar
unido à força das luas crescente e cheia foram captados pelo guerreiro
xinguano e seu povo, e ajudado pela força da avó ou mãe do mundo, da
mulher que não precisa estar presente em nada ou em nenhum lugar porque
ela já está em todos os lugares em alma e força espiritual. Ela está
viva no espírito, coração, cultura e língua dos guerreiros e guerreiras
para que ela possa fazer exercer e abastecer a grande transformação, que
virá cedo ou tarde.
É só ouvi-la e
para os mais sensitivos senti-la ou vê-la através dos tempos e da
história. É a mulher que percorre por debaixo dos leitos dos rios, é a
mulher que cria o leite quente para saciar a fome dos desesperados e
despossuídos. É a mulher que ao mesmo tempo nasce, morre e nasce de novo
para perpetuar as gerações indígenas deste país. É a mulher que possui o
casco duro nos pés pelas andanças! É a mulher, cuja voz ecoa no passado
e no presente!
No norte do
planeta, montados a cavalo e montados à Convenção 169 da OIT
(Organização Internacional do Trabalho) e à Declaração Universal dos
Direitos Indígenas entre outros instrumentos jurídicos, olhares de lince
e cabelos negros bisbilhotam ações dos governos e tratados.
Esses instrumentos
jurídicos foram trabalhados arduamente por guardiões do fogo criativo e
assimilados por líderes políticos que convocam Assembléias para que
esse “ tempo” utilizado pelos ancestrais não seja desperdiçado pelo
descrédito. As famílias espirituais da flora, fauna, mares, rios,
cachoeiras, montanhas, serras, morros, cavernas, vales, seres encantados
e animais do céu, das águas e das terras e de todas as espécies, enfim
toda a biodiversidade da Tera escolheram a dedo os líderes indígenas
pontuais e geográficos para assegurarem as leis que definem, garantem e
fortalecem a política dos povos indígenas do Brasil e do mundo. Um homem
jovem sentado em seu barco _ora em seu cavalo e ora em seu jumento_
proseia em suas preces e é abençoado pela Mãe Terra. É a Pachamama para
os meso e sulamericanos, a mãe natureza, as benzedeiras, as curandeiras
e pajés disfarçadas pelo grande poder estrelar cósmico da categoria
“indígenas”.
Povos indígenas!
Sigam os sinais que são apresentados para a fortaleza futura e garantir a
cultura e espiritualidade.Farejam como animais! Unam-se fortes pelo
objetivo único comunitário: nações, grupos, etnias ou comunidades com ou
sem Rio+20. Só existe um inimigo: aquele que não deseja ver a sua prole
prosperar. Na fé e confiança ouçam a voz que sai das entranhas da
Terra. “Eu moro, miro e admiro encima de uma copa de árvore robusta numa
casa branca iluminada pela luz eterna a querer o reflorestamento da
Terra. Ali faço ninho com as irradiações das luas crescente e cheia, e
recebo ordens do comando estrelar”, diz a avó do mundo disfarçada em
pajé, aquela que anda por baixo do leito dos rios e espia o mundo. Ela
diz: “Aquele que crê em mim ajudará na evolução de uma nova mentalidade
da juventude indígena”. Dizem que ela é uma bruxa! Ela é apenas a “mulher que sabe”, a que possui o olhar desconfiado das sábias! Megaron continua a olhar para o infinito e a sentir as evocações do espaço.
Texto de Eliane Potiguara, escrito dia 22/09/2012, às 4 horas da manhã.
Eliane Potiguara
é escritora indígena. Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacional
"Mil mulheres ao Prêmio Nobel da Paz", é escritora, poeta, professora,
formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, indígena Potiguara,
brasileira, fundadora do GRUMIN / Grupo Mulher-Educação Indígena.
Membro do Inbrapi, Nearin, Comitê Intertribal, Ashoka (empreendedores
sociais), Associação pela Paz, Cônsul de Poetas Del Mundo e Embaixadora
da Paz, pelo círculo da Fança. Trabalhou pela Declaração Universal dos
Direitos Indígenas na ONU em Genebra. Escreveu “METADE CARA, METADE
MÁSCARA”, pela Global Editora.E seu último livro é “O COCO QUE GUARDAVA A
NOITE”, editora Mundo Mirim.Ganhou o Prêmio literário do PEN CLUB da
Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, USA.
Site pessoal: www.elianepotiguara.org.br
Institucional: www.grumin.org.br
E-mail: elianepotiguara@uol.org.br
Oi Potiguara, gostei do seu texto, fala sobre a necessidade de unir os povos indígenas e buscarmos juntos a união, neste caso devemos também refletir e nos preparar para o novo milênio, para também sabermos como viver neste mundo sem perder a identidade indígena e garantir a filosofia milenar deste povo, tentar iluminar a estrada dos homens que destroem o planeta em busca de uma filosofia profana, onde se vende a terra, o mar, e os animais, sem pensar que seus descendentes, que não poderão cobrar de nós os recursos essenciais para viver no futuro, o que se joga fora atualmente. A propósito enviei para você um modelo de código que visa a sustentabilidade do planeta. O Código Vital, seria uma oportunidade de seguir uma nova estrada e fazer chegar às mãos de cada pessoa ou cada governante, e tentarmos mudar alguns paradigmas atuais que só afundam o planeta, sem vislumbrar uma luz no final do túnel , assim, como também para o Marcos Terena, para ser encaminhado para os grandes lideres mundiais na conferencia Rio + 20, por não poder ir, fiquei esperando um resultado sobre a entrega do documento, pois seria muito importante chegar ao destino final. Digo que poderia ser um sonho, mas quem sabe, poderia transformar pensamentos e as pessoas para uma nova realidade, a da sobrevivência dos povos. Atenciosamente.
ResponderExcluirAntonio Lourenço de Andrade Filho
Ambientalista Índio Descendente
Oi Antonio obrigada pela resposta e vou ver com calma a sua proposta mt obrigada e LUZ. ELIANE POTIGUARA
Excluir